Desembarcadouro movimentado em manhã de chegada de animais para a Expointer 2019

Um ovino da raça Texel vindo de Uruguaiana (RS) foi o primeiro animal a ingressar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para participar da Expointer 2019. O exemplar pertence à Cabanha Oliveira, que tradicionalmente se programa para ser a primeira a chegar à exposição e garantir holofotes para seus exemplares. A abertura dos portões do desembarcadouro, que ocorreu pontualmente às 6h, contou com a presença de autoridades e da imprensa gaúcha.Em seguida, chegaram ao parque os primeiros equinos da raça Crioula, vindos da Estância Vandramin, de Palmeira (PR).

Ao lado do secretário Covatti Filho, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, está otimista com a edição deste ano, que recebeu a inscrição de 3,9 mil animais de argola e mais de 2,5 mil exemplares rústicos. “Estamos em um momento interessante para a pecuária brasileira. Acreditamos que teremos este ano em Esteio uma amostra expressiva da nossa qualidade genética, além de grandes mobilizações de criadores por assuntos de relevância que os unem”, salientou. Uma das inovações deste ano foi a realização de um café de cambona, que recepcionou criadores, cabanheiros e os visitantes. A ação foi uma promoção da Prefeitura Municipal de São Nicolau.

Enquanto acompanhava a chegada dos primeiros animais, Lamachia citou a unidade formada pelas associações de criadores em torno do Assado do Bem, evento que ocorrerá no sábado 24 de agosto, às18h30min. O leilão beneficente conta com doações de diferentes raças e reúne os núcleos jovens e empresas do agronegócio. “É um momento de congregação, de união de forças por um bem maior.” Neste ano, o Assado do Bem reverterá recursos para a Santa Casa de Misericórdia. Outra bandeira da Febrac durante a Expointer será a necessidade de medidas que garantam maior segurança no campo, assunto que também será tema de palestra na terça-feira (27), na Casa da Febrac, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Foto: Carolina Jardine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.